Dicas de Segurança nos Festejos Juninos

Segurança nas Festas Juninas

Muito usados durante os festejos juninos, os fogos de artifício podem resultar em mortes ou queimaduras graves quando não manuseados adequadamente. Levantamento do Ministério da Saúde indica que nos últimos dez anos, mais de cem brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase 6 mil foram internados por esse motivo. Pela sua periculosidade, o ministério não recomenda o uso de fogos de artifício por pessoas sem treinamento, ou sem acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Ministério, as internações envolvendo acidentes com fogos de artifícios totalizaram 578, em 2011, e 580, em 2012.  Em 2009, foram nove mortes e em 2011, 11 pessoas morreram vítimas destes artefatos.

Orientações

O Ministério da Saúde orienta que, em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas.

A recomendação é que as pessoas feridas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência para o atendimento médico adequado. Para localizar uma unidade de referência no atendimento a queimados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a secretaria de saúde do estado ou do município onde residem.

Fonte: EBC

fonte: http://santarosaperdizes.com.br/ fonte: http://www.exatasnews.com.br/